Powered By Blogger

sábado, 3 de agosto de 2013

FDA alerta para reações cutâneas raras do Paracetamol

Paracetamol, analgésico amplamente utilizado , pode causar reações cutâneas raras, porém graves. Um alerta sobre esse perigo serão adicionados às bulas dos produtos nos EUA.
O paracetamol é também freqüentemente usado em combinação com outros medicamentos, incluindo opióides para dor e medicamentos para o tratamento de resfriados, gripes e dor de cabeça.
De acordo com o FDA, o paracetamol pode provocar três reações cutâneas graves. Dois deles - Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica - geralmente necessitam de hospitalização e pode ser letal.
As reações geralmente começam com sintomas de gripe, seguido por erupção cutânea, bolhas e extensos danos à superfície da pele. A recuperação pode levar semanas ou meses, e possíveis complicações incluem cicatrizes, mudanças na cor da pele, cegueira e danos aos órgãos internos.
A terceira reação da pele que pode ser causado por paracetamol é chamado pustulose exantemática aguda generalizada. Ele geralmente se resolve dentro de duas semanas depois que um paciente parar de tomar paracetamol.
As pessoas que desenvolvem uma erupção cutânea ou outra reação da pele ao tomar paracetamol devem parar de tomar o medicamento e procurar atendimento médico imediato. Dr. Sharon Hertz, vice-diretor da Divisão de Anestesia e Ação Analgésica da FDA, disse em uma agência de notícias: - esta nova informação não se destina a preocupar os consumidores ou profissionais de saúde, nem é feito para incentivá-los a escolher outros medicamentos. E acrescentou: - No entanto, é extremamente importante que as pessoas reconhecem e reajam rapidamente com os sintomas iniciais raros, porém de efeitos secundários graves, que são potencialmente fatais.
A decisão do FDA para adicionar avisos sobre possíveis reações da pele para produtos com paracetamol é baseado em uma análise de dados que mostram que houve 107 casos de reações cutâneas relacionadas com este fármaco nos EUA entre 1969 e 2012. Estes casos resultaram em 67 internações e 12 mortes.
Outros medicamentos usados para tratar a febre e dor, tais como medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), incluindo o ibuprofeno e o naproxeno, já carregam advertências sobre o risco de reações cutâneas graves.