Ao contrário da gordura subcutânea encontrada logo abaixo da pele, a gordura visceral é localizada mais profundamente envolvendo órgãos vitais. Pesquisadores da Wake Forest Batista Medical Center encontrou o caminho para eliminar esta gordura da barriga. O caminho é fazer quantidades moderadas de exercícios físicos regulares e comer mais fibras solúveis de legumes, frutas e feijão.
Uma taxa mais elevada de gordura visceral é associada com pressão arterial elevada, diabetes e acumulo de gordura no figado Os pesquisadores analisaram 1.114 norte-americanos negros e hispânicos desde essas populações estão em maior risco de altos níveis de gordura visceral. Esta população também desenvolve mais hipertensos e diabeticos. O estudo foi publicado na edição on-line 16 de junho da revista Obesity. Voluntários que participaram de um proglama incluindo dietas e exercícios, obitiveram uma reduçao dos níveis de acumulo de gordura viceral durante um período de cinco anos.
Usando tomografia computadorizada para medir a gordura subcutânea e visceral, os pesquisadores descobriram que uma ingestão maior de fibras solúveis foi associado com uma redução na gordura da barriga, mas não uma gordura subcutânea.
Na verdade, para cada aumento de 10 gramas em fibra solúvel comido por dia, uma gordura visceral foi reduzido em 3,7 por cento em cinco anos. Além disso, exercícios moderados e regulares (30 minutos de exercício vigoroso 2-4 vezes por semana) resultou em uma redução de 7,4 por cento sobre o mesmo período de tempo.
Então o exatamente é uma pessoa precisa comer para obter 10 gramas de fibra solúvel por dia? Os pesquisadores notaram isso poderia ser conseguido por comer duas maçãs pequenas, uma xícara de ervilhas verdes e meia xícara de feijão por dia.
O estudo apontou, no entanto, mais pesquisas são necessárias para explicar uma ligação entre a ingestão de fibras solúveis e redução na gordura visceral.
Existem dois tipos diferentes de fibra - solúvel e insolúvel. Ambos são importantes para a saúde, digestão e prevenir doenças.
Fibra solúvel atrai água e se transforma em gel durante a digestão. Isso retarda a digestão. Uma fibra solúvel é encontrada no farelo de aveia, cevada, nozes, sementes, feijões, lentilhas, ervilhas, e algumas frutas e legumes. As fibras solúveis podem ajudar a diminuir o colesterol.
Fibra insolúvel é encontrada em alimentos como: farelo de trigo, verduras e grãos integrais. Acrescenta volume às fezes e aparece para ajudar uma comida passar mais rapidamente através do estômago e intestinos.
