Foram investigados por volta de 41 mil gestações envolvendo partos de bebês único em cinco maternidades no norte da Inglaterra 2003-2005.
O risco de um bebê morrer dentro do útero (morte fetal) ou até um ano após o nascimento (mortalidade infantil) foi duas vezes maior entre as mulheres que eram obesas (IMC de 30 ou mais) no início da gravidez do que entre aqueles com peso normal ( IMC de 18,5-24,5).
A taxa de mais oito mortes fetais e infantis por 1.000 nascimentos em mulheres obesas do que entre mulheres com peso normal. O risco (absoluto) o total de morte fetal ou infantil foi de 16 em cada 1.000 nascimentos (1,6 por cento) entre as mulheres obesas e cerca de 9 por mil nascimentos (0,9 por cento) entre as mulheres com peso normal.
O risco é menor entre mulheres com um IMC de 23. IMC, ou índice de massa corporal, é uma proporção entre peso e altura. Um IMC de 25 a 29,9 é considerado sobrepeso e um IMC de 30 ou mais são consideradas obesas.
O estudo foi publicado Hoje na revista Human Reproduction .
"Há probabilidade de haver um número de razões pelas quais a obesidade está associada a morte fetal e infantil e ainda não conhece a história completa", o co-autor Judith Rankin, um professor de epidemiologia materna e perinatal na Universidade de Newcastle, disse em uma nota de imprensa da revista. "Por exemplo, existe um risco aumentado de hipertensão ou diabetes em desenvolvimento durante a gravidez. Compreender os riscos associados com a obesidade é útil para profissionais de saúde que cuidam de mulheres grávidas, para que o monitoramento adicionais podem ser fornecidos conforme necessário."
A maioria das mulheres no Reino Unido e outras nações desenvolvidas "vai entregar um bebê saudável viver, independente de seu peso no início da gravidez," Dra. Ruth Bell, professor clínico na Universidade de Newcastle, disse em comunicado à imprensa.
"O que é fundamental é que as mulheres devem ser ajudados a alcançar um peso saudável antes de engravidar ou após o nascimento do bebê. Nossa pesquisa mostra que isso vai dar ao bebê o melhor começo possível na vida. As mulheres não devem tentar perder peso durante a gravidez , mas deve garantir uma dieta saudável e equilibrada ", disse ela.
