Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O uso de fluorquinolonas podem produzir lesões permanentes de nervos periféricos.

A Food Drug Administration exigiu que as bulas de medicamentos contendo fluorquinolonas passem a ter informações sobre os efeitos colaterais graves de neuropatia periférica. Este tipo dano pode ser grave e permanente.
O risco de neuropatia periférica ocorre apenas com fluorquinolonas quando administradas por vias oral, intravenosa e intramuscular. São fluorquinolonas: levofloxacino, ciprofloxacino, moxifloxacino, norfloxacino e ofloxacino. As formulações tópicas otológicas e oftálmicas de fluorquinolonas não apresentaram estes riscos.

Certifique se os pacientes desenvolveram sintomas de neuropatia periférica. Caso o paciente desenvolva sintomas de neuropatia periférica, a fluoroquinolona deve ser interrompida imediatamente. Só se justifica a não substituição da fluorquinolona a menos que o benefício da continuação do tratamento com uma fluorquinolona supere o risco. Os profissionais de saúde e os pacientes são aconselhados a informar os efeitos colaterais relacionados ao uso desses produtos para o setor de Segurança da FDA e do Programa de Notificação de Eventos Adversos.