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quarta-feira, 23 de março de 2011

INFLAÇÃO FARMACÊUTICA NOS ESTADOS UNIDOS

Os preços dos medicamentos de marca nos Estados Unidos estão subindo mais rápido. Isto se deve a uma opção da indústria americana para recuperar de inumeros produtos que vencem as patentes nos próximo anos.
Os preços para os 15 medicamentos mais vendidos aumentaram taxas muito maires em em 2010 do que nos últimos cinco anos. Os dados são da Thomson Reuters Marketscan, que mede o custo médio de uma dose diária, de acordo com as prescrições médicas.
Dois terços destes medicamentos tiveram inflação de 2 digitos. Bem acima da inflação de 1,6 por cento em 2010, medida pelo índice de preços ao consumidor. A análise indica que os fabricantes de medicamentos estão se esforçando para ganhar tanto dinheiro quanto possível de medicamentos de grande sucesso antes de suas patentes expirem.
De acordo com Marketscan, pagamentos de Lipitor de Pfizer Inc subiram 11,4 por cento no ano passado, em comparação com 5 por cento ao ano 2005-2010. Isso significava que o custo de uma dose diária do medicamento contra o colesterol subiu de 3,17 dólares no final de 2009, para 3,53 dólares no final de 2010. Lipitor, que em breve perderá a proteção da patente, teve 2010 vendas globais de US $ 10,7 bilhões.
Medicamentos com aumentos de preços médios foram:Crestor da AstraZeneca Inc, para colesterol; o Plavix vendido pela Sanofi-Aventis, indicado para a redução de eventos aterotrombóticos; e da Merck Sharp, o Singulair para tratamento de asma.
O antipsicótico Seroquel da AstraZeneca medicamentos liderara a lista com um salto de 16,5 por cento no seu preço para as seguradoras, segundo dados Marketscan, que é particularmente revelador.
"A escalada do preço é realmente incrível", disse Judy Cahill diretor executivo da Academia de Managed Care Pharmacy, um grupo comercial farmácia. Ela disse que desde que as drogas em geral, constituem cerca de 10 por cento das despesas médicas, muitas vezes não são uma prioridade para redução de custos.
IMS Health estima que US $ 25,4 bilhões em vendas de drogas nos EUA estão em risco de concorrência dos genéricos este ano, como as patentes expiram em marcas famosas como Lipitor e Plavix. Outra 26,1 bilhões dólares em vendas - cerca de 9 por cento do mercado de US $ 300 bilhões - vai perder a proteção da patente no próximo ano.
"Por causa do aumento do número de medicamentos genéricos vão, as companhias tentam lucrar mais com os medicamentos de marca no mercado, aumentando os preços", disse Nancy Stalker, vice-presidente de serviços de farmácia em plano de saúde Blue Shield of California.
Everett Neville, vice-presidente de estratégia farmacêutica no Express Scripts Inc, que gerencia programas de benefícios de medicamentos para as seguradoras de saúde e empregadores, disse que as farmacêuticas normalmente aumentam os preços dos medicamentos que se aproximam da expiração da patente, mas "o que temos visto ao longo dos últimos anos são maiores aumentos para os produtos que estão no início ou a meio caminho no seu ciclo de patente. "
Os fabricantes de medicamentos têm o direito exclusivo de vender novos produtos para até 20 anos a partir da data de depósito de patentes nos EUA. Uma vez que a patente expira, uma série de imitadores genérico normalmente entram no mercado, derrubando os preços.
IMS estima que o sistema de saúde dos EUA vai colher pelo menos US $ 70 bilhões em economias ao longo dos próximos quatro anos, como medicamentos de marca são substituídos por genéricos de baixo custo.
Mas até que haja um concorrente genérico, há muito pouca resistência no preço dos EUA de um medicamento de marca.
A subida dos preços acelerando vir como uma surpresa para alguns, dado que a indústria farmacêutica se esquivou de uma bala com a reforma da saúde. O Acessíveis Care Act, apelidado de "Obamacare" por alguns, não estabeleceu limites para os preços dos medicamentos, embora a indústria está no gancho para cerca de US $ 80 bilhões em descontos e impostos durante 10 anos.
"Medicare e Obamacare duas razões que você está vendo altas taxas de inflação dos preços da marca nos dias de hoje", disse Joel Hay, professor de economia política farmacêutica e na University of Southern California.
Outras fontes da indústria disse que faria mais sentido de conter a inflação dos preços da droga quando os custos de saúde estão sob controle - mas o precipício de patentes farmacêuticas que aparece está forçando a aplicar aumentos abruptos para conter perdas de receita.
Mas estes esforços estão se tornando menos efetiva, agora que as farmacêuticas muitos consumidores reembolso de co-pagamentos. A Pfizer, por exemplo, são as placas de publicidade de co-pagamento limitar custos out-of-pocket Lipitor "menor que o custo médio de uma estatina genérica."
Estas ofertas elevar os custos, disse Stalker Blue Shield.
Os fabricantes de medicamentos argumentam que a necessidade de receita para pagar para o desenvolvimento de novos medicamentos.
"Outros produtos não são regulamentados da mesma forma que somos", disse Kirsten Axelsen, vice-presidente da política mundial da Pfizer. "Lipitor será imediatamente copiado por um monte de empresas diferentes ... estamos ainda responsável pelo controle de tudo que acontece com um genérico para o infinito."
Ganhar a aprovação reguladora para uma droga dura, em média, 15 anos e US $ 1 bilhão, de acordo com a Pesquisa e Fabricantes Farmacêuticos da América.
"É a investimentos inovadores" que levar a avanços pioneiros que melhorem o atendimento do paciente ", disse Karl Uhlendorf, presidente do grupo do comércio farmacêutico vice-adjunto.

As farmacêuticas, é claro, tentam manter a proteção da patente o maior tempo possível. Nos EUA o Supremo Tribunal no início deste mês confirmou uma decisão que as empresas farmacêuticas podem pagar os rivais para atrasar a produção de genéricos.
"As empresas farmacêuticas têm a responsabilidade de seus acionistas para maximizar os lucros, o que significa, aumentar tanto quanto possível para os seus medicamentos", disse Ben Weintraub, diretor de pesquisa da Wolters Kluwer inThought.
"O custo dos medicamentos em desenvolvimento também está subindo rapidamente, e realmente o único lugar para compensar esses custos está nos Estados Unidos, porque os preços da droga é tão rígido em qualquer outro lugar do mundo. "
Os preços dos 75 medicamentos mais vendidos nos Estados Unidos subiram mais de 4 por cento no mês de janeiro, segundo a corretora Raymond James. O preço do  Concerta aumentou 29%, e o Viagra da Pfizer aumentou 13,5%.