Powered By Blogger

domingo, 8 de maio de 2011

Venda de genéricos bate recorde

SÃO PAULO – Desde que os genéricos chegaram ao mercado, em 2001, não houve venda tão expressiva como a registrada nesse primeiro trimestre de 2011.

Segundo dados da Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos), foram comercializadas 123,7 milhões de unidades, o que representa alta de 32% em relação a 2010.

De acordo com a entidade, o bom desempenho reflete o crescimento da economia brasileira e o consequente impacto positivo na renda da população. Em relação aos valores, as vendas somaram R$ 1,772 bilhão, neste ano, contra R$ 1,289 bilhão de 2010.

“O primeiro trimestre mantém o mercado de medicamentos genéricos como o segmento que mais cresce no setor farmacêutico. A tendência é de que em 2011 nossas empresas repitam o ótimo desempenho de 2010, ano em que nosso crescimento superou 30%”, afirmou o presidente da Pró Genéricos, Odnir Finotti.

Papel social
Para Finotti, além dos fatores econômicos, o crescimento da participação dos medicamentos genéricos no Programa Farmácia Popular também contribuiu para o crescimento do setor. O programa responde hoje por 14,6% das vendas da indústria de genéricos (no ano passado, a fatia era de 12,9%).

Programas como o Farmácia Popular não apenas possibilitam que os genéricos cumpram seu papel social, destaca Finotti, como colaboram significativamente para o crescimento das indústrias. “Ainda que a rentabilidade diminua, vale para as empresas o esforço de consolidar o segmento na liderança do setor farmacêutico, promovendo acesso à saúde”.

Atualmente, 60% dos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Farmácia Popular são genéricos, como os oito remédios para hipertensão e diabetes.

Novos genéricos
Outro ponto a ser levado em conta é o fato de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acelerar a publicação da aprovação de novos genéricos.

"Há uma nova atitude em relação a aprovação mais rápida de genéricos, o que resultou num aumento de 73% no número de registros no primeiro trimestre deste ano, comparado a 2010", diz a nota enviada pela Pró-Genéricos.

De fato, os novos genéricos de produtos cujas patentes venceram recentemente já começam a contribuir para o aumento de participação. Apenas três genéricos novos representam 2,5% de todas as vendas e apontam para um forte crescimento e aumento de acesso para esses produtos. São eles: Sildenafil, do Viagra, Atorvastatina, do Lipitor/Citalor e Valsartanta, do Diovan.

“Estamos confiantes no crescimento contínuo da economia brasileira e vamos estender nossa parceria com o governo federal, para que os genéricos sejam instrumento de acesso, oferecendo todo suporte necessário para o desenvolvimento do Farmácia Popular”, aponta Finotti.

Fonte: Uol