Powered By Blogger

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Adolescentes são altamente suscetíveis à promoção de publicidade de tabaco

             Anualmente, a indústria do tabaco gasta literalmente, bilhões de dólares em patrocínio, promoção e publicidade. A publicidade ao tabaco aumenta o consumo de tabaco, que por sua vez, mata milhões no mundo todo. Os adolescentes possuem riscos mais elevado de começar a fumar por influencia dos anúncios. As publicidades são a garantia para os jovens iniciarem o hábito mortal.
Cientistas do Instituto de Terapia e Pesquisa em Saúde em Kiel, na Alemanha, e colegas examinaram os resultados de uma pesquisa por longo prazo com 2.102 adolescentes de 10 a 17 anos que nunca haviam fumado. Após a exposição a propagandas de seis marcas de cigarros e oito produtos comerciais em diferentes freqüências, foi revelado que 13% dos adolescentes começaram a fumar depois de nove meses.
A maioria dos fumantes começam fumar antes dos 18 anos. Crianças cujos pais ou irmãos fumantes têm cerca de três vezes mais probabilidades de fumar do que as crianças que vivem em famílias não-fumantes.
Embora cerca de 60% do relatório de adolescentes que nunca fumaram, entre aqueles que fazem o experimento com o tabagismo muitos se tornam dependentes da nicotina e continuam a fumar na idade adulta.
A eficácia da educação para a saúde da juventude com foco é limitado e no melhor dos casos parece atrasar a idade de começar a fumar. Parece que a melhor maneira de reduzir o tabagismo entre os jovens é ter políticas abrangentes de controle do tabaco.
A exposição a propagandas de outros, por produtos, como doces, roupas e telefones celulares, não convertem a iniciação ao fumo. Alta exposição à publicidade do cigarro converteu em significativo processo de início ao tabagismo, mesmo depois de controlar outros fatores.
O tabaco é um produto de consumo único, não há nível seguro de uso. Metade dos fumantes ao longo da vida morrem prematuramente de doenças relacionadas ao fumo.