Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os médicos debatem se podem ou não recomendar o consumo de álcool para prevenção de doenças coronarianas

O que devemos aconselhar sobre consumo de álcool? Esta pergunta está provocando um debate na comunidade médica. Parte da comunidade médica recomenda o consumo moderado de álcool para prevenir doenças coronária.
O médico italiano Maurizio Ponz de Leon afirmou na Revista "Internal and Emergency Medicine", que a mensagem de benefícios à saúde pelo consumo moderado de álcool , pode ser extremamente perigosa para grande parcela da população. O médico argumentou que muitas pessoas são incapazes de distinguir entre o baixo, moderado e alto consumo de bebidas alcoólicas.
Outro fato é que o metabolismo do álcool varia muito de um de individuo para individuo. No mesmo artigo foi contestado a falta de evidências concretas dos benefícios do álcool.
O álcool continua a ser a maior causa de acidentes de carro em vários países. Governos em quase todos os países ocidentais tentam convencer a abster-se de bebidas alcoolicas antes de dirigir.
Dr. Leon pergunta: "Será que estamos realmente no momento de prescrever o consumo de álcool a fim de reduzir o risco de danos por acidente vascular cerebral e coronariana?" concluiindo o médico disse: "mais estudos são necessários antes que possamos dar recomendações sensatas sobre o consumo de álcool para a população em geral."