Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Crianças que alimentam comida processada na primeira infância tem média de QI menor

Uma alimentação rica em gorduras, açúcares e alimentos processados na primeira infância pode reduzir o quociente intelectual (QI) das crianças. Enquanto que uma dieta rica em vitaminas e nutrientes pode produzir indivíduos mais inteligentes. Uma pesquisa publicada no Journal of Epidemiology and Community Health faz esta constatação.
Os resultados foram obtidos através do Estudo Longitudinal Avon de Pais e Filhos (ALSPAC), que acompanhou a saúde a longo prazo e o bem-estar de cerca de 14 mil crianças nascidas em 1991 e 1992.
Foi apresentado aos pais um questionário onde os estes respondiam sobre a alimentação que seus filhos recebiam. No questionário os pais respondiam o tipo e a freqüência da alimentação de seus filhos. Os períodos de coleta de dados foram quando as crianças tinham 3, 4, 7 e 8,5 anos de idade. Através do questionário foram identificados três padrões alimentares: 1- "processada" com alta ingestão de gorduras e açúcar; 2- "tradicional" rica em carne e hortaliças e 3- "consciente da saúde" rica em saladas, frutas e legumes, arroz e macarrão.
O QI das crianças foi avaliado através teste Wechsler Intelligence Scale for Children quando completaram 8,5 anos de idade.
As crianças que alimentavam comida processada até os 3 anos apresentaram um QI mais baixo na idade de 8,5 anos. As crianças que melhoraram a dieta depois, ainda tiveram uma média menor. As crianças que alimentaram uma dieta rica nutrientes como vitaminas e sais minerais apresentaram um QI maior. O padrão de alimentação entre 4 anos e 7 anos não teve impacto sobre o QI.
O cérebro cresce em maior velocidade nos primeiros três anos de vida. E uma dieta rica em vitaminas e sais minerais é muito importante para a formação deste órgão.

Para saber mais: http://migre.me/3R829