Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de junho de 2011

AIDS e Saúde Mental

Alguns pacientes HIV apresentam experiência de perda de memória e outros déficits neurológicos, apesar do tratamento. Uma nova pesquisa sugere que a razão é porque o vírus enfraquece a barreira hemato-encefálica por infectar um pequeno grupo de apoio as células do cérebro chamadas astrócitos.
A barreira sangue-cérebro é uma rede de vasos sanguíneos que protege o cérebro de substâncias químicas nocivas e toxinas. Em pessoas saudáveis, os astrócitos ajudar a reforçar os vasos sangüíneos que compõem a barreira hemato-encefálica.
A descoberta, publicada na edição 29 de junho do Journal of Neuroscience , pode ajudar a explicar porque 40 por cento a 60 por cento dos pacientes HIV em terapia anti-retroviral apresentam leve a moderado problemas neurológicos. Entre estes problemas estão dificuldades de aprendizagem.
Para este estudo, os pesquisadores construíram um modelo da barreira hemato-encefálica utilizando células humanas em laboratório. A pesquisa foi financiada pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos.
Para saber mais: http://migre.me/58wCX