Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Drogas anti-AIDS podem provocar envelhecimento precoce.

Uma antiga classe de medicamentos anti-retrovirais usados ​​para tratar o HIV pode causar envelhecimento precoce, sugere um novo estudo. Pesquisadores examinaram células musculares de pacientes com HIV e constatou que a zidovudina (AZT) e outros medicamentos antivirais conhecidos como análogos de nucleosídeo da transcriptase reversa (NRTIs) danificam o DNA das mitocôndrias, as fábricas de energia nas células.

O estudo foi publicado 26 de junho na revista Nature Genetics . A descoberta pode ajudar a explicar porque alguns pacientes HIV tratados com medicamentos antivirais apresentam sinais avançados de fragilidade e doenças relacionadas à idade, tais como demência e doença cardiovascular em idade precoce. O DNA em nossas mitocôndrias é copiado por toda a vida e, à medida que envelhecemos, naturalmente se acumula danos.
Esses fármacos podem acelerar a velocidade com que esses danos se acumulam. Assim, ao longo do espaço 10 anos, o DNA mitocondrial de uma pessoa pode ter acumulado a mesma quantidade de danos como uma pessoa que naturalmente tem idade entre 20 ou 30 anos. O que é surpreendente, porém, é que os pacientes que saíram da medicação há muitos anos ainda pode estar vulnerável a essas mudanças.
Os NRTIs são relativamente baratos, são importantes para as pessoas na África e países de baixa renda, disse o co-autor e especialista em HIV Dr. Brendan Payne do Royal Victoria Infirmary, em Newcastle. Os NRTIs continuarão como primeira opção em muitos países. Devemos lembrar que estes fármacos prolongam a vida de milhões de pessoas em 10 ou até 20 anos.
São NRTIs: Abacavir, Didanosina (DDI),Lamivudina (3TC), Zidovudina (AZT)

Para saber mais: http://migre.me/57JdA