Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cientistas descobrem mecanismo da metástase do câncer.

Cientistas da Espanha e Inglaterra descobriram como as células cancerígenas ficam mais propensas a desenvolver metástaseA descoberta, publicada na revista "Nature Cell Biology", foi feita pela equipe dirigida pelo Piero Crespo no Instituto de Biomedicina e Biotecnologia da Cantábria (IBBTEC), com a colaboração do Instituto de Pesquisa do Câncer de Londres.

Metástase (do grego metástatis = mudanças de lugar, transferência) é a formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra, mas sem continuidade entre as duas. Isto implica que as células neoplásicas se desprendem do tumor primário, caminhando através do interstício - ganham assim uma via de disseminação - sendo levadas para um local distante onde formam uma nova colônia neoplásica.

Células que possuem maior mobilidade através de movimentos amebóides, tem uma correlação com os gradientes citoplasmáticos da proteína RasGRF. Quando os níveis dessa proteína caem, o movimento das células cancerígenas passa de alongados para amebóides, o que a torna mais rápida e mais eficaz na hora de ultrapassar obstáculos, como macromoléculas, e outros pequenos espaços que podem surgir no espaço extracelular.

Pesquisas anteriores já comprovaram que os cânceres com maior número de células com deslocamento amebóides são mais agressivos.

A equipe de Piero Crespo identificou agora que é essa mesma proteína a que modula a mudança de movimento das células cancerígenas, já que, quando seu nível é alto, se inibem as funções da enzima Cdc42 e as células mantêm movimento alongado. Por outro lado, quando a RasGRF não está presente, a enzima Cdc42 fica hiperativa e muda o tipo de movimento das células.

Agora inúmeros centros de pesquisa irão focar trabalhos na RasGRF  e na enzima Cdc42.  Estes trabalhos possibilitarão novos fármacos contra câncer.


Para saber mais: http://www.nature.com/ncb/journal/vaop/ncurrent/full/ncb2271.html